10/11/2022

Fisioterapia RPG: o que é e para que serve

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global, um tratamento encontrado dentro da fisioterapia. Seu benefício e indicação principal é melhorar patologias relacionadas à má postura, como problemas de coluna, ombros caídos, costas curvadas, entre outros. No entanto, a técnica também pode ser indicada para tratar sequelas de doenças, para momentos pontuais, como pós-parto, pós-operatório, para mulheres grávidas e atletas. Você quer saber mais detalhes sobre a Fisioterapia RPG? Continue a leitura para entender melhor o que é e para que serve esse tratamento.

 

O que é fisioterapia RPG?


A fisioterapia RPG (Reeducação Postural Global) foi desenvolvida por Philippe Emmanuel Souchard por meio dos estudos da biomecânica realizados em 1980. Após a conclusão, o fisioterapeuta francês publicou o livro “Campo Fechado”, em 1981.

Na prática, o método RPG tem como objetivo ajustar a postura para que os segmentos do corpo sejam reorganizados, reequilibrando os músculos que proporcionam e firmam a postura por meio dos movimentos. Por meio do RPG, é possível identificar e alongar os músculos que estão causando a postura disfuncional, sempre de acordo com as características de cada paciente.

 

Hábitos atuais e a necessidade da fisioterapia RPG


Os hábitos que mantemos atualmente podem contribuir para uma má postura e até mesmo patologias. Esses hábitos são aqueles relacionados a uma rotina que inclui muitas horas na frente do computador, principalmente para quem trabalha utilizando o aparelho, e até mesmo o uso de celulares e tablets para as horas de lazer. Essa rotina fez com que a má postura corporal aumentasse em todo o mundo.

Isso porque a postura curvada que mantemos para realizar tarefas nesses dispositivos acarreta: problemas de coluna e postura, ombros caídos, costas curvadas, entre outros. Esse fenômeno é ainda mais frequente entre os jovens, afinal, as últimas gerações tiveram contato muito cedo ou já nasceram com a tecnologia presente no dia a dia.

Recentemente, pesquisadores da empresa de telecomunicações dos Estados Unidos, a Toll Free Forwarding, projetaram como será o corpo humano no ano 3.000 considerando a interação excessiva com aparelhos tecnológicos. A imagem impressiona: mãos em forma de garra, cotovelo aumentado e postura muito curvada são as principais mutações apresentadas no modelo criado, que recebeu o nome de Mindy.

Ainda que a projeção seja para um futuro consideravelmente distante, é inegável a influência que a interação com a tecnologia causa no corpo durante nossa vida. Por isso, cada vez mais as pessoas precisam recorrer a métodos como a fisioterapia RPG para contornar os efeitos negativos.

 

Fisioterapia RPG: para que serve?


A metodologia de fisioterapia RPG se diferencia dos demais métodos desde o princípio, uma vez que o objetivo é tratar o paciente e não a patologia. Essa pequena diferença possibilita proporcionar bem-estar físico e mental completo.

A fisioterapia RPG atua, principalmente, tratando patologias ligadas ao sistema neuromusculoesquelético, sejam elas agudas ou crônicas. Além disso, também trata desconfortos comuns causados por problemas morfológicos, traumáticos, de articulação, esportivos e até mesmo respiratórios.

As principais patologias que podem ser tratadas pela fisioterapia RPG são:

  • Dores na lombar;

  • Lesões por esforço repetitivo (LER);

  • Dores dorsais, hérnias de disco;

  • Dores nos pés causadas por posturas errôneas;

  • Torcicolos;

  • Hipercifose dorsal (costas encurvadas);

  • Tensão muscular;

  • Joanete, artrose;

  • Problemas nas articulações e na posição dos joelhos;

  • Ombros caídos;

  • Pé chato;

  • Síndrome de pescoço de texto.


As patologias listadas acima estão ligadas ao sistema neuromusculoesquelético que citamos anteriormente. No entanto, a fisioterapia RPG também pode ser utilizada para tratar outras patologias, como:

  • Respiratórias, como a asma e bronquite;

  • Reumatológicas, como a tendinite, artrose, artrite;

  • Oculares, como o estrabismo;

  • Somáticas, como problemas digestivos, circulatórios, ansiedade e estresse;

  • Incontinência urinária;

  • Tonturas;

  • Falta de fôlego;

  • Ergonomia;

  • Formigamento.


Outro ponto positivo da fisioterapia RPG é que ela pode ser indicada para pessoas de todas as idades, sendo mais comum a necessidade surgir por volta dos 7 anos.

 

Mais indicações da fisioterapia RPG


Além das patologias, a fisioterapia também pode ser indicada para situações pontuais, como no pós-operatório, pós-parto e para tratar sequelas deixadas por algumas doenças e fraturas, por exemplo. Muitos obstetras também indicam a RPG para mulheres grávidas a fim de prepará-las para o momento do parto e fazer com que elas exercitem o relaxamento necessário para o momento.

Atletas e pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade e/ou com frequência também podem se beneficiar da fisioterapia RPG. A metodologia ajuda quem sofre com lesões musculares e dores recorrentes, proporcionando alívio da dor e melhorando a postura e a respiração, o que, consequentemente, também melhora o desempenho.

 

Como funciona a fisioterapia RPG?


Agora que você já sabe o que é fisioterapia e RPG e para que serve, entenda como ela funciona, quais são seus fundamentos.

Como dito anteriormente, a individualidade é um princípio importante. Por isso, não existem tratamentos padrões, uma vez que é necessário desenvolver o tratamento de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Outro ponto importante é que o método compreende  o corpo na totalidade e não apenas a área a ser tratada, o que é chamado de globalidade dentro dos fundamentos.

Por fim, também é importante entender a causa da dor ou patologia a ser tratada. Isso porque a causa pode estar relacionada a outras doenças. Esse fundamento da causalidade acaba complementando o fundamento da globalidade.

O tratamento da fisioterapia RPG é feito por meio de sessões periódicas, entre uma e duas vezes por semana com uma hora de duração, mas isso varia para cada paciente. Pessoas que sofrem com dores agudas acabam precisando recorrer a sessões duas vezes por semana.

Durante as sessões, o fisioterapeuta indica exercícios físicos que podem ou não ser feitos com o auxílio de algum aparelho.

Já a respeito do tempo de duração do tratamento, não é possível prever sem uma avaliação do fisioterapeuta.

 

Encontre os melhores fisioterapeutas na Rede SerPleno


A Rede SerPleno é a primeira Plataforma Digital de anúncios totalmente dedicada a profissionais de fisioterapia, saúde mental, terapias alternativas e estética.

Encontre aqui um fisioterapeuta pronto para atender você. Lembre-se de se cadastrar para aproveitar todas as vantagens.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.