15/09/2022

Terapias alternativas: quais as mais comuns? Confira os benefícios

As terapias alternativas são práticas terapêuticas que podem complementar os tratamentos de saúde tradicionais. O foco é sempre proporcionar melhor qualidade de vida, mais conforto e bem-estar às pessoas. Muitas contemplam aspectos físicos, mentais e emocionais.

Assim, as terapias alternativas podem ajudar no tratamento de doenças físicas e psicológicas, atuando de forma a complementar a medicina tradicional.

Continue a leitura e saiba mais sobre as terapias alternativas, quais são as mais procuradas hoje em dia e seus benefícios.

 

Terapias alternativas: o que são e como elas podem ajudar


Também chamadas de terapias complementares, as terapias alternativas são diversas práticas que fogem da medicina tradicional e se enquadram na medicina alternativa. Ou seja, elas não são reconhecidas pela comunidade médica. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a medicina alternativa como um conjunto de práticas de atenção à saúde que são parte da tradição do país.

Na prática, as terapias alternativas oferecem métodos terapêuticos que têm como objetivo alinhar e equilibrar todas as áreas do organismo, criando um ambiente interno para a cura de doenças, bem como evitar o adoecimento do corpo.

Apesar de passar por adaptações, as terapias alternativas são baseadas em conhecimentos milenares, oriundos, principalmente, de culturas orientais e indígenas. Por isso, é possível encontrar diversas práticas diferentes dentro de diversos tipos de terapias alternativas, como:

  • Ingestão de chás e alimentos;

  • Prática de atividades físicas;

  • Atividades meditativas e mentais;

  • Massagens;

  • Rituais;

  • Uso de materiais como argila, pedras, cristais e aromas.


Diferente do que muitas pessoas pensam, as terapias alternativas não estão necessariamente conectadas a nenhuma religião. Ou seja, os profissionais da área podem ministrar a terapia em todas as pessoas, independentemente de qualquer crença. 

 

Quais as terapias alternativas mais conhecidas e seus benefícios?


 

Massoterapia


A massoterapia se assemelha a práticas de massagens, mas é definida como uma “técnica de manipulação corporal”. Desse modo, o profissional consegue trabalhar pontos de dor física e mental por meio do toque em regiões estratégicas do corpo.

Ela pode beneficiar pessoas que sofrem com dores constantes, pois muitas vezes essas dores são psicossomáticas, oriundas de algum tipo de estresse. Por exemplo, dores nas costas, pescoço e de cabeça.

Além disso, a massoterapia também é indicada para quem sofre de insônia, lesões musculares e tensões. No entanto, pessoas que se sentem constantemente estressadas e vivem de forma agitada, podem procurar pela massoterapia sem apresentar nenhum tipo de sintoma físico.

 

Acupuntura


A acupuntura também é uma prática da medicina alternativa, sendo também um ramo da medicina tradicional chinesa. No Brasil, o Ministério da Saúde oferece tratamentos com acupuntura através do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, sendo classificada como Prática Integrativa e Complementar (PIC), reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse tratamento é feito por meio da inserção de agulhas na pele, com o objetivo de tratar doenças a partir da estimulação dos meridianos ou “canais de energia”. Assim, dentre os benefícios estão: tratar  gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas e em outras partes do corpo. 

Além disso, a acupuntura pode agir de forma complementar ao tratamento de doenças mais graves, como o câncer. Nesses casos, o objetivo é proporcionar maior qualidade de vida ao paciente, diminuindo dores e desconfortos. 

 

Reiki


Também de origem oriental, o Reiki é uma técnica criada no Japão. Ela é feita por meio da imposição das mãos com o objetivo de promover a transferência de energia. Isso porque acredita-se que desse modo a energia dos centros do corpo, os chamados chakras, são alinhados, promovendo bem-estar físico e mental. 

Assim, o Reiki pode ajudar contra os sintomas de estresse e ansiedade, bem como contribuir com o tratamento de depressão, além de reduzir dores crônicas e diminuir a insônia.

 

Terapia Quântica


A terapia quântica é baseada na física quântica. Ela considera que alterações de células corporais podem ocorrer através do pensamento. Assim, acredita-se no “poder da mente” para manter a saúde integral, contemplando campos energéticos, físicos e emocionais.

Ou seja, considerando que as ideias interferem em todas as informações do corpo, a terapia quântica oferece um tratamento energético por meio de informações, que usa comandos quânticos estruturados logicamente para atingir determinado objetivo no corpo físico, emocional, mental e espiritual.

 

Aromaterapia


A Aromaterapia é uma prática feita com o uso de óleos essenciais. Por meio dos aromas e das partículas liberadas pelo óleo essencial, é possível estimular diferentes partes do cérebro.

Assim, os benefícios podem variar de acordo com o óleo utilizado. De modo geral, ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, insônia, depressão, asma e resfriado, promovendo bem-estar.

 

Constelação familiar


A constelação familiar visa a resolução de conflitos geracionais que possam ter gerado mágoas entre parentes, mesmo ligados àqueles que já morreram. Tais conflitos podem gerar dor, sofrimento e prejudicar relacionamentos atuais. No entanto, essa não é uma prática reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), nem pelo Conselho Federal de Medicina, assim, não é reconhecida cientificamente. Por isso, se enquadra em “terapias alternativas”, não sendo um tipo de psicologia clínica.

Na prática, as sessões de constelação familiar são dinâmicas que podem ser individuais ou em grupo, recriando cenas que envolvam os sentimentos e sensações referentes à família. 

 

Argiloterapia


A argiloterapia é uma técnica feita com a utilização de diferentes tipos e combinações de argila. Essa é um método com objetivo de promover benefícios estéticos, como: desintoxicar e desinflamar a pele, combater a acne, melhorar os sintomas de psoríase, aumentar a hidratação e o aspecto do cabelo, diminuir queda de cabelo, combater caspa e oleosidade. 

Além disso, a argiloterapia também pode melhorar a circulação sanguínea, aliviar tensão muscular, relaxar e aliviar os sintomas de estresse. 

A argila é um material natural constituído por diversos tipos de minerais, como ferro, magnésio, silício, alumínio e potássio.

 

Conheça a Rede SerPleno


A Rede SerPleno é a primeira Plataforma Digital de anúncios totalmente dedicada aos profissionais das áreas de terapias alternativas, além de psicólogos e fisioterapeutas. Aqui, você encontra diversos especialistas prontos para atender você! Cadastre-se e aproveite todas as vantagens.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.