29/06/2023

Yogaterapia: o que é e quais são seus benefícios para a saúde física e mental

A yoga é uma prática que une meditação, exercícios físicos e respiratórios. Por isso, vai mais a fundo quando o assunto é benefício para a saúde mental. Afinal, a yoga atua diretamente na mente, diferente de outras atividades físicas que focam no corpo e, consequentemente, favorecem a saúde mental. Existe uma vertente terapêutica da prática chamada yogaterapia, em que o foco é aliviar sintomas de doenças físicas e psicológicas por meio das posturas do yoga, chamadas de asanas, bem como exercícios respiratórios (pranayama), alongamentos e meditação.

A prática regular de yoga tem sido associada a uma série de benefícios para a saúde, incluindo o aumento da flexibilidade e força muscular, a melhora da postura e o alívio do estresse e da ansiedade. A yoga também promove a consciência corporal e a conexão mente-corpo, permitindo que os praticantes se tornem mais presentes e atentos ao momento presente. Através da prática regular de meditação, é possível desenvolver a capacidade de concentração e foco.

Além dos benefícios físicos e mentais, a yogaterapia tem se mostrado eficaz no auxílio ao tratamento de várias condições de saúde, como dores crônicas, distúrbios do sono, depressão e transtornos de ansiedade. Através da combinação das posturas, exercícios respiratórios e meditação, é possível promover o equilíbrio energético e estimular o processo de cura do corpo e da mente.

Para saber mais sobre a yogaterapia, quais seus benefícios e como ela pode ajudar você a ter uma qualidade de vida melhor, continue a leitura do texto e confira.

 

Yogaterapia: o que é?


No século II a.C. foi a primeira vez que encontraram textos sobre a prática de yoga, ou ioga. O conteúdo abordava a parte filosófica da prática, focando na meditação e no autoconhecimento, sem enfatizar as posturas. Posteriormente, no século XV, foram encontrados os livros que mencionam as posturas (asanas). Assim, é possível definir que o yoga é uma prática milenar.

No entanto, a yogaterapia só foi criada em 1920 pelo pesquisador e educador indiano  Swami Kualayananda, quando ele associou a psicanálise à base do yoga. A abordagem, no entanto, foi mais propagada no Ocidente só em 1970 pelo psiquiatra e psicoterapeuta francês Bernand Auriol.

Dessa união do Ioga com a psicoterapia, nasce a yogaterapia com o objetivo de auxiliar diversas doenças e seus sintomas.

A prática é personalizada para cada pessoa, pois considera suas patologias e necessidades específicas, tanto do corpo quanto da mente. Além disso, a prática se adequa também a diferentes capacidades físicas; ou seja, não é necessário ter grandes aptidões ou experiência para praticar a yogaterapia.

 

Quais os benefícios?


A yogaterapia atua no campo físico, mental e também energético. Dessa forma, a yogaterapia oferece benefícios variados, como:

  • Renova a energia vital;

  • Trabalha a percepção corporal;

  • Promove equilíbrio físico, mental e espiritual;

  • Fortalece o sistema imunológico;

  • Estimula a energia e o pensamento positivo;

  • Fortalece e tonifica o corpo;

  • Reduz os sintomas da ansiedade e do estresse;

  • Melhora a flexibilidade do corpo;

  • Melhora a concentração;

  • Promove a sensação de relaxamento do corpo e da mente.


É importante praticar yogaterapia de forma regular para obter esses benefícios e, quando combinada com tratamento clínico e fisioterapia, pode ajudar a combater dores musculares e relacionadas aos ossos. Além disso, com estilo de vida saudável, a yogaterapia também ajuda a evitar doenças cardíacas e hipertensão.

Dentre os hábitos saudáveis que você pode associar à prática de yogaterapia, podemos destacar:

  • Sono regular e de qualidade;

  • Não exceder o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros;

  • Realizar psicoterapia para cuidar da parte mental e emocional;

  • Manter uma alimentação equilibrada, sem excessos e priorizando alimentos naturais;

  • Cuidar da parte social, nutrindo bons relacionamentos.


Em relação a patologias, a yogateapia pode ajudar a tratar algumas doenças, diminuindo seus sintomas. Mas ela não deve substituir o tratamento passado pelo médico e sim ser usada como uma ferramenta completar. Dentre as doenças que o yoga ajuda a aliviar os sintomas, então:

  • Hipertensão;

  • Distúrbio do sono;

  • Estresse;

  • Ansiedade;

  • Enxaqueca;

  • Doenças cardíacas;

  • Problemas respiratórios;

  • Obesidade;

  • Dores musculares;

  • Dores na coluna;

  • Dor crônica.


No entanto, é importante salientar: a yogaterapia não substitui nenhum tratamento médico. Por isso, lembre-se de fazer exames regularmente e seguir as orientações do seu médico.

 

O que é yogaterapia hormonal e como ela combate os sintomas da menopausa


Dentre as diversas patologias e sintomas que a terapia de yoga pode ajudar a tratar, a menopausa e desregulações hormonais ganham destaque. Daí, surge a chamada yogaterapia hormonal, que nada mais é que a prática voltada especialmente ao alívio de sintomas oriundos de quadros hormonais, como menopausa, problemas nos ovários e TPM.

Assim, a yogaterapia hormonal é composta de posturas, movimentos e exercícios respiratórios, acompanhados de consciência corporal e relaxamentos, tudo direcionado a corrigir sintomas hormonais.

Por meio da prática, ativa-se a produção de hormônios que diminuem a intensidade dos sintomas da menopausa, além de prevenir o aparecimento de doenças causadas pela deficiência hormonal e harmonizando o organismo de modo geral. Também ajuda a aliviar cólicas e a regular o ciclo menstrual.

Mentalmente, alivia-se o estresse, depressão e insônia, que são sintomas também frequentes durante a menopausa e TPM.

A yogaterapia também atua na parte energética, por isso, também é benéfico para essa área que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa. São benefícios como: ativar a energia individual por meio dos chacras, melhora a absorção e distribuição de prana (energia vital), revitaliza os órgãos responsáveis pela produção hormonal, traz maior vitalidade e bem-estar.

 

Quantas vezes por semana é recomendado praticar?


Não há contraindicação. Desde que seu médico não imponha nenhuma restrição, é possível fazer yoga diariamente.

No entanto, a recomendação para sentir os benefícios da terapia de ioga é praticar, pelo menos, duas vezes por semana aulas com 50 minutos ou uma hora de duração. Para sentir ainda mais os efeitos da prática, é indicado praticar três vezes por semana.

É extremamente importante praticar yoga com regularidade, mesmo que opte por fazer aulas duas vezes na semana, é importante não faltar para conseguir ver os resultados.

 

Encontre profissionais na Rede SerPleno


A Rede SerPleno é a primeira Plataforma Digital de anúncios totalmente dedicada a profissionais de saúde mental e bem-estar. Encontre aqui profissionais de yogaterapia prontos para atender você! Cadastre-se e aproveite todas as vantagens.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.