27/01/2023

A entrevista psicanalítica

A psicanálise é uma abordagem de terapia psicológica, que pode ser conduzida por um psicólogo ou psicanalista. A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, pode auxiliar no tratamento de pessoas com ansiedade, depressão e outros tipos de transtornos psicológicos. No entanto, também pode ser realizada por qualquer pessoa que queira compreender suas experiências pessoais, que tenham problemas de relacionamentos ou dificuldade de concentração. Para os interessados em experimentar a abordagem psicanalítica, a primeira dúvida que pode surgir é a respeito da primeira sessão de psicanálise e como ocorre o processo no decorrer das sessões.

Para saber como funciona a primeira sessão de psicanálise e todo seu processo, continue a leitura e confira. 

 

A entrevista psicanalítica, por Maristela Silva


Abaixo, confira com detalhes como ocorre a entrevista psicanalítica, que acontece na primeira sessão de quem começará o processo de psicanálise. O texto é da psicóloga e psicanalista Maristela Silva.

 


A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual ouço sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que levou a buscar a terapia.


O paciente pode trazer muitas informações, pode ser uma questão específica ou um conjunto de situações que mostram dúvidas, conflitos e muitas vezes uma sensação de angústia. Nesse momento, procuro mostrar que este é um espaço seguro e confiável em que ele pode falar de coisas que talvez nunca tenha expressado antes, o falar pode ser complicado no começo, mas traz alívio depois.


Nesse momento, as questões mais profundas não são trazidas, o conteúdo que chega está mais voltado ao cotidiano, ou seja, aquilo que está consciente, mas com o passar das sessões, semanas, meses é possível nos aprofundarmos mais sobre aquilo que está no inconsciente e que o paciente ainda não conhece, e poder ouvir seu inconsciente é a chave para muitos encontros. É preciso se desencontrar para achar o caminho.


O que daquela demanda inicial está interferindo em sua vida, que pode ser: no relacionamento conjugal, na família de modo geral, no trabalho, no meio social, muitas vezes não está claro, pois se trata de uma angústia que não se sabe bem de onde vem.


O espaço da terapia é para poder falar sobre suas emoções e sentimentos sem medo e sem julgamentos. É necessário estar disposto a abrir mão de algumas coisas na vida que dão a falsa sensação de segurança, até um certo conforto, mas que se forem olhadas de perto a realidade é outra.


Também é um momento em que o paciente pode fazer perguntas, tirar dúvidas e minimamente, digo minimamente porque estamos falando da primeira entrevista, compreender o que lhe aflige.


Não saber exatamente o que falar ou por onde começar faz parte desse processo e com o tempo esse inconsciente vai emergindo.


A psicanálise é um processo gradativo de construção e principalmente de desconstrução. Converse abertamente com esse profissional e descubra todas as possibilidades que a psicanálise pode proporcionar.


 

Texto por Maristela Silva - psicóloga e psicanalista.

 

O que é psicanálise?


A psicanálise foi desenvolvida pelo médico psiquiatra e neurologista Sigmund Freud. Essa é uma área independente da psicologia. Ou seja, um psicanalista não necessariamente é um profissional formado em psicologia. 

Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise para atender pacientes que não respondiam aos métodos de tratamento disponíveis na época. A psicanálise parte do princípio de entender o inconsciente (que controla o indivíduo) e as manifestações a partir dele para encontrar as causas dos problemas que aflige as pessoas. 

Justamente por isso, a abordagem da psicanálise está ligada a relembrar acontecimentos da infância, uma vez que eles seriam os responsáveis por atitudes ao longo de toda a vida. No entanto, os reflexos desses acontecimentos nem sempre são percebidos pelo consciente. Lembranças, desejos reprimidos e impulsos também podem influenciar o comportamento. Mas, quando permanecem no inconsciente, não dá para entender essa relação. A partir disso, surge o sofrimento.

De forma resumida, a psicanálise busca compreender a consciência e os sentimentos inconscientes, ajudando na resolução de conflitos internos.

Na época, Freud revolucionou a forma como a medicina compreendia o ser humano. Trazendo a perspectiva que, ao contrário do que se acreditava, a razão não é algo livre e consciente. Desse modo, o inconsciente é uma das principais teorias de Freud e forte característica da psicanálise. 

Na psicanálise, o inconsciente é formado por desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses). Dessa percepção, Freud desenvolveu a psicanálise como um método para curar essas neuroses. Defendendo que, por meio da fala, o paciente e o psicanalista encontram a origem dos problemas de ordem psíquica.

Freud afirmava que dar voz ao inconsciente é a forma mais eficaz para superar traumas e curar desordens nos processos mentais.

 

O que pode tratar?


A psicanálise pode ajudar a tratar diversos transtornos mentais, sintomas psicológicos e dificuldades cotidianas. Por exemplo:

  • Depressão;

  • Ansiedade;

  • Síndrome do Estresse Pós-Traumático;

  • Fobias;

  • Crises de ansiedade;

  • Ataques de pânico;

  • Transtornos alimentares;

  • Insatisfação com a vida;

  • Baixa autoestima;

  • Problemas no relacionamento (ou relacionamentos em geral);

  • Problemas sexuais;

  • Comportamentos autodestrutivos;

  • Insônia;

  • Pensamentos suicidas;

  • Vícios.


 

Encontre os melhores psicanalistas na Rede SerPleno


A Rede SerPleno é a primeira Plataforma Digital de anúncios totalmente dedicada a profissionais de saúde mental e bem-estar. Encontre aqui psicanalistas prontos para atender você! Cadastre-se e aproveite todas as vantagens.

 

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.